quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como fazer uma Mala direta e etiquetas no BrOffice ?

  Para fazer uam mala direta você irá criar uma panilha, com dados pessoais como Nome completo, endereço e telefone. Depois irá em BrOffice texto, lá você irá digita um documento qualquer para enviar para seus funcionarios (isso é opcional), como no exemplo abaixo:

Ex.:
Nome: xxxxxxxx
Endereço: xxxxxxxxxxx
Telefone: xxxxxxxxxxxx

(Texto a ser digitado)

  Com o texto já digitado você irá seguir os seguintes passos:

  1. Irá em Ferramentas>Asssistencia de Mala Direta, abrira uma janela com 8 passos para você seguir;
  2. Clicar em "Documento Atual";
  3. Clicar na opção "Carta";
  4. Clicar em "Selecionar endereços", lá você irá adiciona a sua planilha, desmacará as opções que estão contidas logo em baixo;
  5. Clicar em proximo, desmarca saudações;
  6. Clicar em "Editar Documento...";
  7. Clicar "F4", para abrir a panilha;
  8. Com a panilha aberta voce irá clicar no nome e arrasta até onde você postou os "xxxxxxxxxx", faça isso com todos;
  9. Depois é salvar e estrá pronto seu documento com mala direta.
  Feito a sua mala direta você irá fazer as etiquetas, seguindo alguns passos:

  1. No mesmo documento você ir´em "Arquivo>Novo>Etiquetas;
  2. Abrirá uma janela, lá você irá o tamanho, as distâncias, colunas e linhas que deseja;
  3. Depois ir em "Etiquetas", e em "Banco de Dados" escolher a sua panilha, depois "Tabela" Planinha que foi feita e por fim em "Campo de Dados" escolher a ordem que irá fica os nomes e emdereços de seu desejo;
  4. Escolha seu "Formato" para imprimir e tipo de folhas (escolha a opção "Formúlário  Contínuo").
  5. Depois ir em "Opções" e marca a alternativa "Página Inteira" e em "Sincronizar conteúdo".
  6. Clicar em "Novo Documento". Salve !
  
  Sequindo esses passos você irá fazer bem direitinho, qualquer duvida, é só pergunta : )

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